terça-feira, 19 de maio de 2015

Doce Veneno...


Revolucionando o mercado dos supercarros, e trazendo mais uma vez um design único e arrojado para comemorar bem seus 50 anos de existência, a Lamborghini deixou o salão de Genebra de boca aberta em 2014. Não só mais um carro da marca, o Veneno veio para deixar louco o sentido de cobiça dos ricaços, mesmo tendo uma venda concluída antes mesmo de ser lançado.

Foram produzidos apenas três unidades de coupês, um verde, um vermelho e outro branco, cada um representando as cores da bandeira de Itália, e 9 conversíveis. O Carro Zero vai ser posto em exposição para o museu. Cada um dos três carros de produção custarão 3,12 milhões de euros (R$ 10,5 milhões), e todos esses foram vendidos, sendo que dois estão destinados para os Estados Unidos.



O nome

O Veneno ganhou esse nome, como aconteceu com outros modelos da marca, por causa de um famoso touro das touradas espanholas. Veneno, explica a marca, é um dos touros mais fortes e mais agressivos de todos os tempos. Ele ficou conhecido em 1914, depois de ferir e matar o famoso toureiro José Sánchez Rodríguez na cidade espanhola de Andaluzia.

Ficha Técnica

Ele tem rodas de liga leve exclusivas, Rosso Veneno (vermelho) cor da carroçaria e dois assentos individuais feitas em Forged Composite e CarbonSkin. O Veneno Roadster tem uma velocidade máxima de 356 km / h (221 ​​mph) e vai de 0-100 km / h (0-62 mph) em 2,8 segundos. Toda essa capacidade vem de um motor central V12 6.5 litros, totalmente aspirado que gera de 752 cavalos de potencia, e que por consequência produz um torque sensacional de 690 Nm (507 lbft) @ 5.500 RPM (um verdadeiro coice desse touro) Todos esses cavalos estão distribuídos numa tração nas quatro rodas que melhoram a aerodinâmica e estabilidade da fera.
A fibra de carbono, assim como na carroceria, domina ao interior do carro, sendo todo monocoque visível em torno do túnel central e das soleiras e todo o conjunto do carro resulta em um peso seco de 1.490Kg deixando a relação peso-potencia do carro com pouco menos de 2 Kg/cv garantindo um desempenho alucinante pra quem dirige, garante a marca.


Com uma aceleração ótima, aerofólio, e entradas de ar bem posicionadas a eficiência aerodinâmica do carro se compara com protótipos de corrida, e adicionando o sistema de marchas ISR, extremamente rápido, com 7 velocidades e 5 modos de pilotar, tais como: Corsa, Sport Eco e Street. A suspensão frente e horizontal, com amortecedores mono-tubos traseiros com sistema push-rod, deixam o rodar do carro mais macio e leve, podendo trazer conforto a quem pilota podendo também trazer estabilidade em pisos mais irregulares e seguram muito bem o carro em pistas e curvas de alta velocidade.

Tudo bem que ter um carrão desses é preciso testá-lo ao máximo mas, para domar esse touro não é fácil, ainda mais com velocidades acima dos 300 km/h, por isso o carro é equipado com um sistema de freios duplo cilíndrico hidráulico com servo-freio a vácuo com pinças de cerâmica de 6 cilindros. 


Assim como a extremidade frontal, a parte traseira do Veneno foi otimizada para ser mais eficiente na aerodinâmica para uma segurança a mais nas curvas. As curvas de transição suave encapam os quatro tubos de escape do carro que tem um divisor para aumentar o pico do ronco do motor.
No geral, o Veneno além de surpreender esteticamente, tem o propósito de proporcionar uma real sensação em um carro de circuito (e protótipos) dando ao piloto mais liberdade e vontade de ver o quanto o carro tem pra mostrar.

Mais algumas imagens:



















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