quinta-feira, 21 de maio de 2015

O rei dos Corvettes.

Fazendo 60 anos de criação a série Corvette ganhou sua mais potente versão em 2013. O ZR1 veio com um potencial além do esperado e esbanjando bravura e agressividade por onde passa.

Com dois compressores Roots no motor, o V8 de 6.2 litros ganha um supercharger preenchendo 650 cavalos debaixo do capo, dando uma aceleração brutal pro carro, para quebrar facilmente a barreira dos 300 km/h, que antes ficavam com os superesportivos alemães e italianos.


Ficha Técnica:



No ZR1 assim como outros da linha os engenheiros optaram por um porte mais pesado para melhor aproveitamento da aerodinâmica e o downforce para segurar um carro que atinge os 330 km/h também vindas da fibra de carbono que cobre praticamente todo exterior e das ligas-leve que sustentam o monstro das retas.
O principal ponto negativo de ZR1 é seu interior feito de plásticos duros e parafusos expostos que deixam a desejar em aparência e conforto, mas por outro lado traz tudo completo, como air-bags, sistema de regulagem na direção e assentos (tudo elétrico) e o head-up display, que projeta informações do carro em tempo real no para brisas do carro, trazendo um modo de estrada (mais resumido) e dois modos de pista, com dados adicionais como rotação e "g" atingido nas acelerações longitudinais e transversais.


Nas curvas ele exige um pouco de força para se estabilizar devido ao seu porte robusto,ficando menos comportado que nas retas, não que seu sistema de tração e controle de modos Sport e Tour resolvam isso ajustando constantemente seus amortecedores. Mas em compensação sua capacidade de frenagem por suas enormes pinças Brembo de carbono-cerâmica são tão eficientes quanto sua arrancada de 0-100 km/h de 3,5 segundo.


Para quem não tem gene de piloto, quando puder entrar numa pista fechada para se aproximar dos limites de performance do ZR1, o melhor é selecionar um dos programas do controle de tração. O PTM  regula a ignição, o fornecimento de combustível e o tempo de resposta do acelerador em cinco diferentes níveis. O PTM 1 é o mais indicado para condução em piso molhado e o 5 é para quem busca máxima performance em pista. Em aceleração pura, o ZR1 joga na Liga dos Campeões, mas em curva seu portfólio é mais modesto, já que ele é sensivelmente inferior em estabilidade aos concorrentes europeus. Ainda assim, é o esportivo americano mais poderoso da atualidade.



Mais fotos do campeão:







Nenhum comentário:

Postar um comentário